Um Novo Pentecostes para a África

Como assegurar a implementação dos resultados da Segunda Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos que teve lugar no Vaticano em Outubro de 2009? Este é o objectivo principal da consultatação post-sinodal que está sendo organizada conjuntamente pela Caritas África e pelo Departamento de Justiça e Paz do Symposium das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SCEAM) em Maputo, Moçambique , de 23 a 26 de Maio de 2010.
“Espera-se que a Consultação irá promover a colaboração e as sinergias entre várias estruturas da Igreja em África , em particular as Organizações da Caritas e das Comissões de Justiça e Paz, uma maior e mais efectiva contribuição da Igreja no seu relacionamento com alguns desafios que os Padres Sínodais identificaram para, assim, ajudar a construir um continente reconciliado consigo próprio e com o resto do mundo, um continente onde ‘a Verdade e o Amor se encontram, a Justiça e a Paz se abraçam’ (Sal. 85),” salientou o 2o. Vice-Presidente do SCEAM, D. Francisco João Silota, Bispo de Chimoio, Moçambique, assim como o Presidene da Caritas África, D. Cyprian Kizito Lwanga, Arcebispo de Kampala, Uganda, nas suas cartas de convite aos participantes.

S. Eminência o Sr. Cardeal Peter Turkson
O Hóspede de honra nesta Consultação será S. Eminência o Sr. Cardeal Peter Turkson, Presidente Conselho Pontificio para a Justiça e Paz, que vai pronunciar uma nota de abertura acerca do tema : “Sínodo dos Bispos para a África – Um Novo Pentecostes para a África.” Esta mais esperada pronunciação, certamente vai indicar as áreas prioritárias sobre as quais os participantes presentes na Consultação deverão prestar maior atenção.
A mesma Consultação vai, igualmente, constituir uma oportunidade para os líderes da Igreja em África e os parceiros do Norte poderem examinar caminhos concretos de colaboração e identificar acções prioritárias que possam fazer parte do Plano de acção do SCEAM e da Caritas em matéria da Reconciliação, Justiça e Paz para os póximos anos de modo a aproveitar o momentum criado pelo Sínodo, cujo tema foi “A Igreja em África ao serviço da Reconciliação, Justiça e Paz.”
“Esperamos 135 participantes, incluindo 3 Cardeais e 42 Bispos, provenientes de 45 países. O Presidente do SCEAM, S. Eminência o Sr. Cardeal Polycarp Pengo, Arcebispo de Dar-es-Salaam, Tanzania, assim como o Secretário Geral da Caritas Internationalis, Lesley-Anne Knight, vão honrar a Consultação com a sua presença. Destarte, estamos contentes por ver que esta Consultação vai suscitar um considerável interesse. Assim, o nosso grande desejo é que as 57 proposições feitas pelos Padres Sínodais em Outubro de 2009 possam ser traduzidas num plano de acção realista para desenvolver o processo de Reconciliação, promover a Justiça e apoiar a construção da Paz, etapas essenciais na luta contra a pobreza”, afirmou Jacques Dinan , Secretário Executivo da Caritas África e Presidente da Caritas das Ilhas Mauricias.
Por razões óvbvias, esta Consultação, que se considera ser mais outro momentum muito particular do “Novo Pentecostes para a África”, vai começar com uma missa solene no Domingo de Pentecostes, presidida por S. Eminência o Sr. Cardeal Turkson, no Pavilhão do Maxaquene, um estádio coberto, na baixa da cidade do Maputo, na presença de representantes do Governo e do povo de Moçambique .
16 de Maio de 2010

Share/Partager

Laisser un commentaire

Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.