Caritas Africa: Being on all fronts against poverty

2015-06-15 Vatican Radio

An interview with Jacques Dinan

AP2201076_LancioGrande(RV) Interview – The African Union has just concluded its 25th summit. The meeting, which brought together heads of state and government from across Africa in Johannesburg, South Africa, was dominated by the political crisis in Burundi and the “Bashir case. The International Criminal Court, which is prosecuting the Sudanese president for genocide, war crimes and crimes against humanity, had asked South Africa to arrest him. The South African government preferred not to follow up and let Omar al-Bashir go back to Khartoum on Monday.

However, this summit was supposed to be dedicated to women and their “empowerment” but the political issues of the moment have overshadowed this theme which remains, among many others, unavoidable for the continent. Among the actors trying to improve societies and living conditions is Caritas Africa, which brings together Caritas in sub-Saharan Africa. Its former executive secretary, Jacques Dinan, while in Rome, looks back at the work the organization has done in recent years, particularly in the fight against poverty, as he explained to Xavier Sartre.

 

(Tratto dall’archivio della Radio Vaticana)

______________________________________________________

Igreja \ África

Cáritas – reforçado o espírito de família e cooperação fraternal

Radio Vatican – 19 maio de 2015

 

O Cardeal Arlindo Furtado e a Drª Marina Almeida, respectivamente, Presidente e Secretária da Cáritas Nacional de Cabo Verde – RV

Terminou domingo em Roma, na Domus Maria, depois de uma semana de trabalhos, a XX Assembleia da Cáritas Internacional, uma confede-ração de 164 Cáritas nacionais, às quais se juntou este ano mais uma. A do Sudão do Sul.

A Assembleia que elegeu como seu novo Presidente para os próximos 4 anos, o Cardeal Tagle, das Filipinas, aprovou também para esse período um plano estratégico articulado em 5 pontos. Mas para além disso, sobressai o espírito de família e de cooperação fraterna entre os diversos membros da confederação – sublinhou Michel Roy que foi confirmado no cargo de Director que vinha desempenhando havia já quatro anos

No que toca ao plano quadrienal, o Director disse disse que em primeiro lugar está o intento de pôr a Cáritas no centro da pastoral da Igreja; depois continuar a melhorar a resposta às urgências, como catástrofes naturais, conflitos, e às consequências crónicas que deixam atrás de si Em terceiro lugar, promover o desenvolvimento humano integral num duplo binário: reforçar as organizações comunitárias para que desenvolvam as suas próprias iniciativas e estabeleçam parcerias com as autoridades nacionais e locais Por fim, continuar a construir uma solidariedade global com base numa pedagogia Cáritas. Nesta linha se inscreve a campanha mundial sobre o direito à alimentação para todos e a preocupação de dar visibilidade às acções da Cáritas Internacional. O quinto ponto do plano estratégico pretende fazer com que todos os membros das Cáritas estejam à medida de desempenhar a sua missão como cristo como referência e com profissionalismo.

Terminada a Assembleia em Roma, um bom número dos participantes deslocavam-se segunda-feira a Milão, onde a Cáritas tem neste dia 19 uma jornada especial na Expó 2015, Exposição Universal, cujo tema fundamental desta edição é precisamente a alimentação no mundo de hoje O Cardeal D. Arlindo Furtado, Presidente da Cáritas de Cabo Verde e Marina Almeida, Secretária, vão lá estar sobretudo com olhos de observador:

The Assembly of the International Communities was preceded by the Conference of African Communities, which also elected a new executive committee. A Presidência passou de D. Francisco Silota, Bispo de Chimoio em Moçambique, para o arcebispo de Kumasi, no Gana, D. Gabriel Yao Anokye, e o Secretário, de Jacques Dinan, das ilhas Maurícias para Albert Mashika, da República Democrática do Congo, em cuja Cáritas trabalhava desde 2001

To the question of whether he hopes to assume the role of Secretary of Africa’s Territories, which encompasses the national territories of 46 countries in the Sahara, Albert Mashika says:

“No momento em que fui eleito senti que a responsabilidade que me foi confiada é pesada. Mas não tenho medo porque o Senhor que quis que fosse eleito para esse lugar de responsabilidade há-de me dar os recursos necessários para realizar esta missão na sua Igreja. I must say that there are also zone coordinators, 6 in Africa, and I also count on them to carry out the mission that I was entrusted with. Cada uma das 46 Cáritas tem um papel a jogar na actuação do plano estratégico que adoptamos e que cobre o período 2015-2019.”

Albert Mashika garante também que as diferenças linguísticas não constituirão uma barreira. É que os de expressão oficial portuguesa se lamentam da prevalência do francês e do inglês nas reuniões e documentos da Cáritas-África, tendo eles sempre de se esforçar por se adaptar…

“Estatutariamente falando, sei que as línguas de trabalho da Cáritas-África são o inglês, o francês e o português. O meu predecessor, Jacques Dinan, cada vez que publicava algo, documentos como o quadro estratégico, o boletim de informação… fazia um esforço para que fossem publicados nas três línguas da Cáritas-África. E eu prometo continuar nesta mesma linha. Mas há também os colegas da Guiné-Equatorial que são de língua espanhola e lamentam-se do facto de não se falar espanhol na Cáritas-África. Faremos também um esforço em relação à Cáritas da Guiné-Equatorial para que se integre na família das Cáritas-África e poderemos ver as modalidades práticas a pôr em acto durante as nossas reuniões. As línguas não deverão ser uma barreira, mas uma oportunidade para realizar a missão. A nossa preocupação é manter a unidade da África e de fazer com que as diversas Cáritas, qualquer que seja a língua de trabalho se sinta membro da Família Cáritas e haverá disposições que serão tomadas para que as línguas não constituam uma barreira.”

A Cáritas-África that passed agora a fazer parte do SECAM, Simpósio das Conferências Episcopais da África, com sede em Gana, transferirá a sua sede de Lomé, no Togo, para o Gana – disseños ainda o neo-secretário, Albert Mashika.

______________________________________________________

rfi

Indian Ocean Cape

Jacques Dinan

Jacques Dinan, Executive Secretary of Caritas Africa

By Abdoollah Earally